quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Minhas experiências em pesquisa na net

Olá pessoal! Como já sabem também tenho que cumprir minha missão ( estou adorando, não vou "pedir para sair") e compartilhar com vocês as experiências vividas.
  • As estratégias de pesquisa

Missão: criar um diário de pesquisa On line, registrando todas as experiências vividas em uma situação de pesquisa na net. Não foi o item mais trabalhoso, a partir do tema proposto e o blg publicado, precisei defini qual site iria utilizar, separar alguns livros que faziam alusão ao tema e... começar... isto sim não foi fácil... ainda bem que o tema é bastante intrigante.

  • Formas de busca/ palavras chaves/ filtragem

Começando a navegar caí logo no ... Google, utilizei todo o tema proposto para iniciar a busca: Cognição e ensino aprendizagem.

Vocês apostam que consegui muita coisa não é mesmo? Acertaram! Vários sites com links e mais links para pesquisar. E agora? O quê fazer com tanta informação?

Bem começei a ler logo o primeiro artigo, fiz alguns e links....não era exatamente o precisava.

  • Palavra chave

Essa foi moleza, digitei "educação - rede de conhecimentos", bingo!!! Abri sites, li ( passei os olhos ) , copie e colei no word artigos interessantes para ler mais tarde, naveguei em hipertextos. Mas ... muitas informações, não consegui selecionar o foco.

  • Palavra chave novamente

"leitura e escrita advinda da net" ufa! Consegui informações mais específicas, continuando o processo... decodificar, recortar, colar no word, ler, reler, excluir o que não é útil para o momento.

  • Dificuldades e sucessos encontrados

Pesquisar na internet não é tão simples não. Uma coisa é você navegar por navegar... entrar em chats, fazer inscrição para algum concurso ou vestibular, abrir e-mails... Outra é você ter um tema específico. Não se discute que no mundo virtual é tudo é mais ágil e fácil do que consultar uma biblioteca manualmente. Na net você depara com uma variedade de informações, gasta mais tempo do que o esperado com hipertextos e sites que às vezes trazem abordagens novas e outros repetitivos.

A maior dificuldade com a qual nos deparamos: selecionar o que realmente será útil e não desviar o foco do trabalho .

Esta é a conclusão de Leka.

Volto depois com autores e textos interessantes e muitas dicas.

2 comentários:

Pesquisadoras em Educação disse...

OI, Leka!!!
Eu sei bem o que você está passando...
Estou assim tb...
Quando digito uma palavra chave no Google aparecem tantas informações que é uma loucura...
A princípio, estou sendo muito desviada pela vontade imensa de "incrementar" o nosso blog! É um contador de visitantes aqui, um mural de recados ali, um site de "bloggueiros divulgadores" acolá! kkkkk Enfim... estou quase afundando num mundaréu de informações!

Vc está gostando dos itens da página? Nossa, estou aprendendo tanto! Coisas que nunca imaginei...

Mas está valendo muito a pena.
Estou conseguindo comprovar na prática como funciona essa tal "rede de conhecimentos". Muitas pessoas são solidárias ao elaborarem artigos instrucionais e sites especializados em ensinar "passo-a-passo" como se faz muitas coisas nessa grande rede. Caso contrário... nunca conseguiria ter criado este "simplérrimo" blog!

Vamos continuar nos comunicando!
Fique à vontade para fazer as alterações que desejar!

Grande abraço
Lara

Anônimo disse...

Meninas,
Que delícia ver o trabalho de vocês!!!!!
Estou aqui orgulhosíssima.
Parabéns!
Estou viajando. Quando voltar pra casa vou navegar bastante por aqui.
Beijão.
A professora.