terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Primeiras pesquisas... Comentários sobre o artigo "Redes de Conhecimento: aplicações temáticas e regionais" (André Leme Fleury)

Olá, pessoal!

Aqui estou eu para dar mais um testemunho de minhas buscas pela internet!

Como nosso primeiro tema de pesquisa é "A criação de redes de conhecimento", resolvi iniciar a busca pelas palavras chave: rede de conhecimento.

Encontrei um arquivo em pdf chamado "Redes de Conhecimento: aplicações temáticas e regionais" de André Leme Fleury. Ele é um Engenheiro de produção. Trata das redes de conhecimentos nos aspectos empresariais.... mas fala de aspectos interessantes.

Vou listar nos tópicos abaixo as informações que julguei mais relevantes. No entanto, vale a pena ler o artigo na íntegra: http://www.cidade.usp.br/historia/eventos/enegep_fleury.pdf


  • As redes de conhecimento podem ser definidas como espaços onde ocorrem a troca de
    informações e experiências entre profissionais de diversas áreas (SCHWARTZ, 2002). Então o nosso blog faz parte dessa rede de conhecimento!!! (Para tanto participem!!!)

  • as redes de conhecimento surgem como espaço para a promoção e troca de experiências e conhecimentos. Até algumas décadas atrás, os espaços de existência das redes de conhecimento eram essencialmente presenciais.

  • Redes de conhecimentos surgem a partir da necessidade que empresas e indivíduos tem em conhecer novos temas ou aprofundarem-se naqueles temas em que são especialistas, motivadas pela realidade multidisciplinar e multicultural vivenciada atualmente, e que demanda o domínio de diversas disciplinas e das interações existentes entre as mesmas (SIMON, 2001).

  • Para que o conhecimento se transforme em riqueza individual ou corporativa, ele deve ser desenvolvido; caso contrário, volta a ser um aglomerado de informações, sem valor próprio. (MUITO INTERESSANTE!!!!)

  • O processo de desenvolvimento do conhecimento, individual ou corporativo, deve ser formal, e as redes de conhecimento devem dispor de ferramentas e procedimentos que contribuam para a formalização deste conhecimento. Uma das maneiras mais eficazes de transformar informações em conhecimento numa rede é através do envolvimento dos participantes no desenvolvimento de projetos cooperativos. (SERÁ QUE CONSEGUIREMOS CUMPRIR ESSA META COM O BLOG???)

  • São citados alguns projetos desenvolvidos para atuar como uma rede de comunicação entre o mundo do trabalho e o mundo escolar, criando redes onde ocorrem a produção compartilhada e cooperativa de conhecimento. (LEIAM MAIS ...)

- A Cidade do Conhecimento
- Educar na Sociedade da Informação

- Dicionário do trabalho vivo
- Gestão de Mídias Digitais

- SebraeCidade



  • Os projetos são muito interessantes e vale a pena conhecê-los e tentar implementá-los em nossas escolas de acordo com nossas possibilidades.

Achei o artigo interessante, e vcs? :)


Lara Eliza


Um comentário:

Anônimo disse...

Não resisti aos seus comentários e tive que ler o artigo,rs.
Depois acessei a página da Cidade do Conhecimento e navegando por lá encontrei, no informativo Redemoinhos, um link para um programa bem interessante: Telescópios na Escola. "Se os alunos não podem ir ao planetário, o planetário vai até eles. Essa é proposta pioneira de um projeto coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. A idéia é que as escolas se conectem, via Internet, com os telescópios instalados em seis instituições de pesquisas diferentes." "O programa educacional Telescópios na Escola visa o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os telescópios são operados remotamente (pelo professor) através de uma página web, não necessitando de conhecimento prévio em Astronomia."
Pra quem vive no mundo da lua ou com "os pés no chão e a cabeça nas estrelas" aí está o endereço:
http://www.telescopiosnaescola.pro.br/
Abraços,