quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Minhas experiências em pesquisa na net

Olá pessoal! Como já sabem também tenho que cumprir minha missão ( estou adorando, não vou "pedir para sair") e compartilhar com vocês as experiências vividas.
  • As estratégias de pesquisa

Missão: criar um diário de pesquisa On line, registrando todas as experiências vividas em uma situação de pesquisa na net. Não foi o item mais trabalhoso, a partir do tema proposto e o blg publicado, precisei defini qual site iria utilizar, separar alguns livros que faziam alusão ao tema e... começar... isto sim não foi fácil... ainda bem que o tema é bastante intrigante.

  • Formas de busca/ palavras chaves/ filtragem

Começando a navegar caí logo no ... Google, utilizei todo o tema proposto para iniciar a busca: Cognição e ensino aprendizagem.

Vocês apostam que consegui muita coisa não é mesmo? Acertaram! Vários sites com links e mais links para pesquisar. E agora? O quê fazer com tanta informação?

Bem começei a ler logo o primeiro artigo, fiz alguns e links....não era exatamente o precisava.

  • Palavra chave

Essa foi moleza, digitei "educação - rede de conhecimentos", bingo!!! Abri sites, li ( passei os olhos ) , copie e colei no word artigos interessantes para ler mais tarde, naveguei em hipertextos. Mas ... muitas informações, não consegui selecionar o foco.

  • Palavra chave novamente

"leitura e escrita advinda da net" ufa! Consegui informações mais específicas, continuando o processo... decodificar, recortar, colar no word, ler, reler, excluir o que não é útil para o momento.

  • Dificuldades e sucessos encontrados

Pesquisar na internet não é tão simples não. Uma coisa é você navegar por navegar... entrar em chats, fazer inscrição para algum concurso ou vestibular, abrir e-mails... Outra é você ter um tema específico. Não se discute que no mundo virtual é tudo é mais ágil e fácil do que consultar uma biblioteca manualmente. Na net você depara com uma variedade de informações, gasta mais tempo do que o esperado com hipertextos e sites que às vezes trazem abordagens novas e outros repetitivos.

A maior dificuldade com a qual nos deparamos: selecionar o que realmente será útil e não desviar o foco do trabalho .

Esta é a conclusão de Leka.

Volto depois com autores e textos interessantes e muitas dicas.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Você é contra ou a favor do Internetês?


Trazemos aqui duas opiniões distintas sobre o tema para esquentar a discussão sobre a influência do internetês na vida e na escrita das pessoas no trabalho e na escola.

  • Vc sb internetês?

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=151900&modulo=840

Traz algumas opiniões sobre o uso dessa nova linguagem e mostra exemplos bem divertidos!


  • Internetês: ameaça à Língua Portuguesa

No site, http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=227 artigo defende seu posiocionamento em relação ao tema com citações de autores famosos na área!


Confiram, comentem, citem outras fontes e participem da nossa enquete!!!

Dicas de busca na Internet... (UTILIDADE PÚBLICA!!!)

Cada dia que passa nos tornamos mais dependentes destas tais "pesquisas" na internet.
Digitamos um site de busca e.... o problema se instala!
  • Quantas informações?
  • Quantas coisas que não me interessam...

Dessa forma vem a pergunta: como racionalizar uma pesquisa na intenet, sem que nos desviemos nos hipertextos (links) que tanto aparecem em nossa tela?

Utilizaremos essa parte do blog para fornecer dicas de pesquisa para nossos colegas virtuais!!!!

Contamos com sua colaboração.

Que tal um "Dicionário do Internetês"?

Olá, visitantes!

Com o objetivo de trocar experiências e aprender um pouco mais sobre essa nova forma de comunicação pela internet ( o "internetês"), proponho a vocês registrarem como se escrevem várias palavras nesse código, bem como de que forma os sentimentos são expressados pela tela fria do computador.

Vamos lá? Vou começar com o que já sei....


  • vc = você

  • pq = por que

  • tb ou tbm = também

  • blz = beleza

  • eh = é

  • T + = até mais

  • rsrsrsrsr = risos

  • kakakakak = gargalhada

  • :) = estou feliz

Aguardamos a sua postagem para compilarmos um grande dicionário dessa nova forma comunicação.

Primeiras pesquisas... Comentários sobre o artigo "Redes de Conhecimento: aplicações temáticas e regionais" (André Leme Fleury)

Olá, pessoal!

Aqui estou eu para dar mais um testemunho de minhas buscas pela internet!

Como nosso primeiro tema de pesquisa é "A criação de redes de conhecimento", resolvi iniciar a busca pelas palavras chave: rede de conhecimento.

Encontrei um arquivo em pdf chamado "Redes de Conhecimento: aplicações temáticas e regionais" de André Leme Fleury. Ele é um Engenheiro de produção. Trata das redes de conhecimentos nos aspectos empresariais.... mas fala de aspectos interessantes.

Vou listar nos tópicos abaixo as informações que julguei mais relevantes. No entanto, vale a pena ler o artigo na íntegra: http://www.cidade.usp.br/historia/eventos/enegep_fleury.pdf


  • As redes de conhecimento podem ser definidas como espaços onde ocorrem a troca de
    informações e experiências entre profissionais de diversas áreas (SCHWARTZ, 2002). Então o nosso blog faz parte dessa rede de conhecimento!!! (Para tanto participem!!!)

  • as redes de conhecimento surgem como espaço para a promoção e troca de experiências e conhecimentos. Até algumas décadas atrás, os espaços de existência das redes de conhecimento eram essencialmente presenciais.

  • Redes de conhecimentos surgem a partir da necessidade que empresas e indivíduos tem em conhecer novos temas ou aprofundarem-se naqueles temas em que são especialistas, motivadas pela realidade multidisciplinar e multicultural vivenciada atualmente, e que demanda o domínio de diversas disciplinas e das interações existentes entre as mesmas (SIMON, 2001).

  • Para que o conhecimento se transforme em riqueza individual ou corporativa, ele deve ser desenvolvido; caso contrário, volta a ser um aglomerado de informações, sem valor próprio. (MUITO INTERESSANTE!!!!)

  • O processo de desenvolvimento do conhecimento, individual ou corporativo, deve ser formal, e as redes de conhecimento devem dispor de ferramentas e procedimentos que contribuam para a formalização deste conhecimento. Uma das maneiras mais eficazes de transformar informações em conhecimento numa rede é através do envolvimento dos participantes no desenvolvimento de projetos cooperativos. (SERÁ QUE CONSEGUIREMOS CUMPRIR ESSA META COM O BLOG???)

  • São citados alguns projetos desenvolvidos para atuar como uma rede de comunicação entre o mundo do trabalho e o mundo escolar, criando redes onde ocorrem a produção compartilhada e cooperativa de conhecimento. (LEIAM MAIS ...)

- A Cidade do Conhecimento
- Educar na Sociedade da Informação

- Dicionário do trabalho vivo
- Gestão de Mídias Digitais

- SebraeCidade



  • Os projetos são muito interessantes e vale a pena conhecê-los e tentar implementá-los em nossas escolas de acordo com nossas possibilidades.

Achei o artigo interessante, e vcs? :)


Lara Eliza


Quem quer fazer um blog?

Olá pessoal!

Assim como eu fizemosum blog (rapidinho e sem maiores complicações), deixamos nessa postagem os links que prestam orientações relevantes sobre o que é, como fazer e formatar o web blog!

Sucesso!


1º Dia de pesquisa - Um BLOG!!!!

NO INÍCIO ... ERA UMA IDÉIA... UMA VONTADE...
UMA NECESSIDADE!!!

Curso de Pós graduação em Psico pedagogia. Nós (Lara, Lúcia e Alessandra) somos incumbidas de vivenciar a experiência de escrever um diário de práticas de pesquisa. A idéia é semelhante ao que acontece on line com um “blog”. Mas ... como não seria feito dessa forma, deveríamos tentar, pelo menos, fazer de forma semelhante... só que no “papel” (ai, ai ... coitadinho do meio ambiente com a impressão de tantas folhas e o uso de tanta tinta!!! rsrsrsrsrsrsr)

Ah... pensando bem... Por que não fazer realmente um blog?
E foi em cima dessa idéia que criamos um webblog para discutir sobre temas educacionais...
Até chegar aqui percorremos um longo caminho... entramos em sites pra saber o que é um blog, para que serve, como funciona...
"Apanhamos" para aprender como formatar, atualizar, postar etc...

Mas... aqui estamos nós!!!!

Nosso primeiro desafio é: escrever um diário de pesquisa registrando as experiências vividas pelo grupo em uma situação de pesquisa na internet ( e em outras fontes também) sobre "COGNIÇÃO E ENSINO APRENDIZAGEM" com enfoque maior em "criação de redes de conhecimentos e novas formas de leitura advindas da internet".

É preciso registrar todas as situações de pesquisa vivenciada por nós: o que lemos, o que aprendemos. Devemos nos guiar pelas seguintes orientações:
  • Quais serão as estratégias de pesquisa a serem utilizadas?
  • Quais as principais formas de busca?
  • As palavras-chave escolhidas foram adequadas?
  • Como foi o exercício de filtragem das respostas encontradas?
  • Quais as dificuldades e sucessos obtidos na localização e seleção das informações?
  • Foram encontrados autores e textos interessantes cuja leitura recomendaríamos?
  • Alguma curiosidade sobre o tema?
  • Algo surpreendente ou decepcionante?
  • Que dica poderiam ser dadas para alguém que fosse realizar uma pesquisa semelhante?
  • O que aprendemos com esta iniciativa?

Agora... mãos à obra!!!
Bom trabalho para nós!!!!